O QUE FAZEMOS?




AULA ESPETÁCULO
A Plataforma convida mestras e mestres da tradição, para protagonizar e celebrar a cultura popular. Numa encruzilhada entre arte e educação, é criado um espaço de troca de saberes tradicionais, encantamentos, demonstrações criativas e performances artísticas. Assim, é possível aprender que com a Cultura Popular, a tradição oral e suas interdisciplinaridades, podemos aprender de diferentes formas (lúdicas, práticas e coletivas) sobre as diversas manifestações culturais do Brasil.




RODA DE CONVERSA
Este projeto é escrito e idealizado por mulheres e isso significa espaço de representatividade e abertura para o envolvimento da mulher na cultura popular. Cada vez mais as mulheres ganham reconhecimento e conquistam o terreiro para compartilhar a sua brincadeira, fazendo parte da produção de indumentárias, da idealização dos brinquedos, da manutenção e memória viva na cultura e da participação ativa em apresentações. Portanto, a Plataforma apresenta um espaço especial e de extrema importância para dar voz ao assunto, através da roda de conversa “Além do Cravo, a Rosa”. Essa roda convida mestras da cultura popular para um diálogo a fim de apresentar o assunto “a presença das mulheres na cultura popular”. O cravo é um elemento marcante na cultura do Maracatu Rural, por se tratar de uma flor que o Caboclo de Lança carrega na boca durante a brincadeira, para protegê-lo. E é justamente através desse imaginário que surge o nome da vivência, fazendo lembrar que além da proteção e presença do cravo, no sentido masculino, existe a Rosa, a mulher protetora, nos bastidores da brincadeira, ou na linha de frente.
O áudio dessa roda está disponível no youtube.
Roda de Conversa "Além do Cravo, a Rosa" com Mestra Martinha do Coco e Mestra Tamá:




OFICINAS
A oficina de dança irá compartilhar uma proposta que privilegia as corporeidades brasileiras como norteadoras de uma experiência singular, diversa e decolonial. A proposta atravessa o imaginário brincante da cultura popular guiada pela dança e referências diversas sobre as manifestações populares, folguedos e estudos de movimento. Um mergulho na encruzilhada cultural que compõe a nossa cultura em ritmo, batuque, passos e trupés. As referências passeiam entre os Sambas e os brinquedos como o Bumba-Meu-Boi, o Cavalo Marinho, o Maracatu Rural, o Reisado do Ceará, o Samba de Coco e o Samba Pisado.
A oficina de música, irá introduzir as/os participantes e compartilhar universos criativos da música popular brasileira, passeando por uma diversidade de ritmos tradicionais como, o baião de Cavalo Marinho, o Forró, o Maracatu e o Bumba-Meu-Boi. Através de práticas em conjunto, cantigas populares, demonstração de ritmos e sotaques tradicionais brasileiros em diversos instrumentos, destacando a importância da experiência sensorial musical junto dos timbres, ritmos, histórias, materialidades dos instrumentos e percepção corporal.

ACESSIBILIDADE
A Plataforma Encantarias sempre inclui nos seus projetos medidas de acessibilidade atitudinal, de comunicação e acessibilidade física plena. Além disso, conta com intérprete de libras durante suas atividades e audiodescrição da Exposição Encantarias.