
ENCANTARIAS
A primeira edição do projeto Encantarias foi realizada em 2023, na Casa do Cantador, Ceilândia (DF), um espaço simbólico na cidade, como um ponto de celebração da Cultura Popular.
Ocupando espaço com uma exposição de folguedos brasileiros, mediação cênica feita por Mateus, Catirina e banda ao vivo, oficinas de dança e música popular, roda de conversa e aulas-espetáculo com mestras/es da tradição.
Recebeu uma média de 500 visitas em 6 dias, entre elas, escolas públicas, coletivos de acolhimento social da região, artistas e agentes culturais.
Foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC DF) e com recursos do Edital Permanente Conexão Cultura DF.




Encantarias + Encanto (2023):
OFICINA DE DANÇA E MÚSICA POPULAR
Oficina de dança com Letícia Coralina e de música com Laura Dorneles. Uma introdução infantil ao universo da cultura popular, referenciando os ensinamentos populares para as linguagens da dança e da música, com uma proposta experimental e de práticas coletivas.
RODA DE CONVERSA “ALÉM DO CRAVO, A ROSA”
Para a roda de conversa, foram convidadas as mestras Martinha do Coco e Tamá Freire, para compartilharem suas histórias de vida e suas experiências como mulheres protagonistas e artistas populares.
AULAS-ESPETÁCULOS
Contação de histórias: memórias do canavial, com Mestre Martelo.
Manipulação de bonecos: mulheres mamulengueiras, com Mestra Titinha.
Danças e performances da Zona da Mata, com Mestre Aguinaldo.



